quinta-feira, 13 de junho de 2013

Carta do Encontro Estadual dos Estudantes de Museologia do RS



No Encontro Estadual de Estudantes de Museologia do Rio Grande do Sul, ocorrido durante os dias 07, 08,09 e 10 de junho de 2013 na Casa de Cultura Mário Quintana, reuniram-se: a) estudantes de Museologia, Biblioteconomia, História, Direito, Letras, Engenharia da Computação e Artes Visuais da UFPEL, UFRGS, FURG e UFSM, bem como articuladores de coletivos estudantis de estudantes negros e LGBTs; b) membros da Rede de Pontos de Memória de Memória e Iniciativas Comunitárias do RS e representantes do Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro, Ponto de Memória Missioneira, Ponto de Memória Vila União, Hohendorff e Parque Itapema e Museu Comunitário Treze de Maio; c)Rede de Educadores em Museus do RS; d) representantes do Conselho Regional de Museologia 3R e do Sistema Estadual de Museus do RS; e) museólog@s, profissionais de museus e militantes de movimentos sociais. Em conjunto, deliberam em coletivo:
 Constatamos a fragilidade no engajamento e participação da museologia, dos museus e das políticas que cercam esse segmento. Diante deste conjunto tão diversificado podemos notar que os estudantes e professores de museologia do estado do Rio Grande do Sul se fizeram minoria durante o encontro, esta falta de articulação é refletida no atual cenário dos museus e da museologia no estado do Rio Grande do Sul.
 Observou-se ao longo dos relatos a total falta de infraestrutura que o COREM 3° região atravessa, o que enfraquece o Conselho e gera consequências diretas no campo museológico e dos museus ; Atualmente, o COREM funciona através de um esforço extremo de uma gestão prolongada que passa por problemas em sua renovação pela falta de participação dos museólogos e das instituições museológicas que cotidianamente o negligenciam. O que é muito preocupante, pois, este é o órgão fiscalizador que pode promover garantias de manutenção e desenvolvimento dos museus, da formação e da profissão.
 Compreendemos que somente através da unificação dos discursos e da união das forças de professores, estudantes e profissionais conseguiremos estabelecer uma representatividade que tenha voz frente a esfera pública e privada no que diz respeito aos direitos dos museólogos, como:
 Abertura de concurso público nas esferas estadual, municipal e federal;
 Um basta na precarização da execução do trabalho que é de competência do museólogo e melhoria na infraestrutura dos museus;
 Garantias de provimento e plano de carreira aos museólogos e profissionais de museus nas instituições museológicas;
 Ampliação e qualificação dos trabalhadores, técnicos e profissionais dos museus.
 Manifestamos através deste documento total apoio aos estudantes do curso de museologia da UFSC que demonstra o total descaso e falta de comprometimento dos órgãos responsáveis por
garantir uma formação de qualidade aos estudantes de todo o Brasil. Este caso é um dos extremos, entretanto, não é o único que possui dificuldades como:
 Necessidade de professores qualificados a ministrar as disciplinas;
 Revisão das estruturas físicas e materiais, como de laboratórios e salas;
 Revisão do plano político- pedagógico;
 Fiscalização e transparência dos recursos, e da aplicação do Programa REUNI;
 Fiscalização e transparência da disposição de vagas para docentes e técnicos;
 Considerando o grande número de iniciativas comunitárias em memória e museologia social no Estado do Rio Grande do Sul, solicitamos ao Sistema Estadual de Museus, Secretaria de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Governos Municipais uma atenção especial nestes processos comunitários, bem como, incentivo, promoção e fomento destas iniciativas. Nesse sentido, solicitamos uma audiência com o Secretário de Cultura do RS.
 Uma vez que a museologia social não está contemplada na programação do 13° FORUM Estadual dos Museus, que iniciará o debate do plano estadual setorial de museus que se realizara durante os dias 11, 12 e 13 de junho de 2013, solicita-se ao Sistema Estadual de Museus uma preocupação mais atenta com a geração do espaço específico para este debate.
 Exigimos por intermédio deste documento um posicionamento conforme suas especificidades de atuação do Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul, Rede de professores de museologia, dos coordenadores dos cursos de museologia do estado do Rio Grande do Sul frente a estas demandas de caráter emergencial. Também reiteramos a necessidade da participação conjunta de todos os estudantes do curso de museologia do estado para continuarmos nossa construção.
 Por fim, reiteramos os laços solidários estabelecidos desde o V Fórum Nacional de Museus entre estudantes de museologia e áreas afins, movimentos sociais, Pontos de Memória, Redes e outros manifestações de profissionais de museus preocupados com o desenvolvimento da museologia social no Brasil e no RS.

Porto Alegre, 09 de junho de 2013.

Integrantes do Encontro Regional de Estudantes de Museologia do RS