sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Anais IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia - IV ENEMU Goiânia

Leia e baixe os Anais do IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia- Goiânia - IV ENEMU clicando aqui: Anais IV ENEMU - Goiânia

BOITA, Tony Willian; MONTEFUSCO, Hitalo; SÁ, Aluane. Anais do IV ENEMU: Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia. Goiânia: Digital books editora. 2012.

 ISBN 978-85-65503-30-3


O IV Encontro Nacionaldos Estudantes de Museologia passa a ser entendido como espaço de articulação, projeção e intercâmbio dos estudantes de museologia distribuídos pelo território nacional, além de maior aproximação com os diversos professores e as instituições museológicas. Sua programação através exposições de temas considerados prioritários, grupos de discussões e trabalhos pautados por sua comissão organizadora.
O IV ENEMU escolheu por meio de debates envolvendo alunos de todas as universidades que possui bacharelado em Museologia, a Interdisciplinaridade como seu tema central. Este conceito apresenta-se como pertinente à produção de conhecimento da Museologia contemporânea, tanto pela diversidade de áreas afins estudadas, quanto pelos museus que utilizam um diversificado corpo técnico em seus espaços institucionais. Dessa forma, o evento cumpriu os propósitos de seus predecessores, que são: integrar acadêmicos e cursos no intuito de inserir e construir um corpo estudantil capaz de atuar no diversificado campo da Museologia.
O Anais do IV ENEMU – Museologia e Interdisciplinaridade, cumpre os objetivo propostos pela coordenação geral do evento no qual se comprometeu em publicar todos os trabalhos dos estudantes e professores pertencentes aos cursos de Museologia e áreas afins, bem como, técnicos de museus e museólogos, que se dispuseram enviar seus materiais.
Por priorizar as ações de pesquisa, intercâmbio pessoal e de conhecimento, durante três meses a seleção dos trabalhos passaram por duas etapas. A primeira, a Comissão de Triagem que tinha como escopo receber os trabalhos e caso necessário orientar os proponentes quanto às normas de submissão, qual foi coordenada por estudantes de Museologia. Após essa prévia seleção, todos os trabalhos enviados passaram a ser
avaliados individualmente por três professores do bacharelado em Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, estes atribuíram notas de zero a dez, que eram somadas e divididas por três. O resultado, 64 trabalhos enviados, aprovados e somando: 54 resumos, 06 pôster e 04 mini-cursos, que alçaram o Livro Resumo em mídia digital CD distribuídos para mais de 200 pessoas que participaram do evento entre os dias 10 a 15 de julho de 2010. Ao término do IV ENEMU principiamos o trabalho mais ambicioso de um evento totalmente independente, a construção deste livro impresso. Para tanto, foi aberto uma nova chamada convidamos a todos que participaram do encontro, inclusive os palestrantes a escreverem.
Desta forma o Anais do IV ENEMU apresenta-se com 39 artigos com diferentes temas e reflexões. É importante registrar que os organizadores deste livro optaram por igualar todas as áreas e titulações, evitando assim a segregação de títulos (graduandos e doutores) e de áreas de conhecimento. Assim, acreditamos que só a união e o trabalho farão a diferença.

Aproveitamos para agradecer a todos que excederam as dimensões do evento, que estiveram conosco e disponibilizaram com tudo a confiança.


Aluane de Sá
Hitalo Montefusco
Tony Boita


Autores que enviaram trabalhos:
 Aluane de Sá; Emanuel Silva Andrade; Marilda Lopes Ginez de Lara; Cauê Donato Silva Araujo; Luana Caroline Damião; Yára Mattos; Ana Paula dos Anjos Fiuza; Ana Karina Rocha de Oliveira; Helissa Renata Gründemann; Jean Tiago Baptista; Flávio Pereira do Amaral; Dhalila Nogueira Miranda; Edna da Paixão Santos; Carine Conceição; Claudete da Silva Lima; Elilian Gonçalves Aragão; Margarida Batista da Silva; Meire Lívia dos Santos de França; Renata Ramos dos Santos; Edilton Mascarenhas Gomes; Idaiane Conceição de Freitas; Roseane Araújo das Neves; Antonio Lopes do Vale Junior; Manoela Machado Souza; Isabella de Souza Neto Teixeira; Luiza Freire de Farias; Deusana Maria da Costa Machado; Carlos Augusto Ribeiro Jotta; Felipe Eleutério Hoffman; Gilson Antônio Nunes; Manuelina Maria Duarte Cândido; Aline Conceição Santos; Carine da Conceição Santos; Cid José da Cruz; Lisânia da Silva Amorim; Neila de Jesus Andrade; Samia Jraige; Charles Feitosa; Eliézer Miranda da Silva Junior; Bárbara Lopes Moraes; Laerte Araújo Correia; Sura Souza Carmo; Vera Lúcia Oliveira da Rocha;  Maria da Conceição Santos Wanderley; Emanuela Sousa Ribeiro; Carla Brito Sousa Ribeiro; Rodrigo de Souza Martins; Priscilla Arigoni Coelho; Cíntia Maria Rodrigues do Nascimento; Elias Rufino de Menezes; Fábio Cruz da Cunha; Michel Duarte Ferraz; Rosélia Adriana Barbosa da Rocha; Rosângela Celina Cavalcante; Maria Isabel Landim; Helena Cunha de Uzeda; Douglas de Lima Gualberto; Jéssica Moraes Tavares da Costa; Jéssica Tarine Moitinho de Lima; Maria Fátima Carazza de Faria; Thais Barbosa Teixeira Mágno.;Juliana Maria de Siqueira; Jéssica Francielle da Silva; Maria Madalena Borges Maldonado; Gabriela Santana de Miranda; Christian Aquino Avesque; LOURENÇO, S.S.; MOSCIBROCKI, R. R.; GIÁCOMO, G. ;CAVALCANTE, R. C. ; LOURENÇO, M.;  LANDIM, M. I. P. F.; Ana Cristina Audebert Ramos de Oliveira; Thayane Sampaio Martins; Ivanilda A. A. Junqueira; Samarone da Silva Nunes; Washington Fernando de Souza; Anderson Clayton de Lima Santos


Leia e baixe os Anais do IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia- Goiânia - IV ENEMU clicando aqui: Anais IV ENEMU - Goiânia
Informações: tonyboita@hotmail.com / museologiabrasil@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário