sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Paróquia promove programação especial para Cosme e Damião

Fonte: Linhas Liricas

A Paróquia Santos Cosme e Damião em Salvador promove para esta sexta-feira, 27 de setembro, data dedicada aos gêmeos, uma série de ações para homenageá-los.
O dia festivo começou com uma alvorada de fogos às 5h. Missas são celebradas às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 15h30. Às 14h ocorre um grande louvor. A programação é encerrada com uma procissão, às 17h, saindo da Estrada da Liberdade até a Lapinha. Uma missa solene é realizada às 18h pelo padre Cícero Dione de Oliveira.
No dia seguinte, sábado (28), as homenagens continuam com uma série de celebrações musicais. Das 8h às 14h, ocorre a adoração ao santíssimo. Das 14h às 15h, o louvo é conduzido pela banda Trinidad. Das 15h às 17h, quem assume são os grupos Salette e Sapo. A partir das 17h, o frei Arenilton Vilarindo conduz uma celebração.

Ibejis
Para os adeptos do candomblé, São Cosme e São Damião são os Ibejis. “Nosso sincretismo começou ainda na época da colonização, quando os escravos eram obrigados a seguir a religião católica. Com inteligência, eles olhavam para as imagens de santos católicos, mas, na verdade, estavam cultuando seus santos e orixás”, afirma o padre Josevaldo Nascimento.
Ainda segundo o religioso, “há um esforço dos adeptos do catolicismo, e também daqueles que cultivam a religião africana, em deixar claro para as pessoas que se trata de cultos diferentes”. Essa diferença é explicada por Tânia Bispo, Maiê [segunda pessoa na hierarquia] da Casa de Oxumarê [Ilé Axé Oxumarê], um dos principais terreiros da capital, tombado como patrimônio material e imaterial da Bahia.
Segundo ela, a história do Ibeji fala de uma mãe que teve problemas na gravidez de gêmeos e chegou a ter dúvidas se os filhos nasceriam com saúde. “Ela fez uma promessa a Oxum, que, se os filhos nascessem, seria doado uma comida de axé, que é o nosso caruru completo, que, além do caruru, tem cana de açúcar, feijão fradinho, pipoca, milho, ovo, farofa, vatapá, frango, abóbora, banana frita, rapadura, abará e acarajé”, descreve.
Em relação aos doces e balas que são doados às crianças, tradição da festa, a religiosa explica que, como o Ibeji é considerado o representante das crianças e dos doentes e pelo fato de que essas iguarias são apreciadas pelos "pequenos", elas fazem parte da lista de doações.
“É louvável que vivamos em paz entre as religiões e, enquanto católicos, nós consideramos a validade da religião de nossos irmãos africanos enquanto um sistema de fé, mas, tanto nós, quanto os adeptos sérios do candomblé, fazem questão de distinguir os dois campos como sendo de crenças distintas”, retrata o pároco.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário